A Volvo reafirmou sua posição de liderança no setor de transporte de cargas no Brasil durante o ano de 2023. Com um total de 10.296 unidades Euro 6 licenciadas dos modelos FH, FM e FMX, a marca alcançou uma impressionante participação de 30,7% no mercado de caminhões pesados equipados com essa avançada tecnologia de emissões. Além disso, na linha VM, as entregas da marca em veículos Euro 6 também foram notáveis, totalizando 3.724 unidades e conquistando 27% de market share, considerando tanto veículos semipesados quanto pesados.
“Este foi mais um ano de grandes conquistas para a Volvo. O mercado demonstrou uma grande aceitação de nossos modelos Euro 6, garantindo mais uma vez nossa liderança nos segmentos acima de 16 toneladas”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. No total, a Volvo entregou 19.647 caminhões no Brasil ao longo de 2023, dos quais 14.020 unidades eram veículos Euro 6, uma tecnologia de emissões que se tornou obrigatória para veículos produzidos no país no ano anterior. “Fomos além de simplesmente reduzir emissões. Nossa linha de 2023 representa um verdadeiro salto em produtividade e segurança no transporte, como evidenciado pela ampla preferência dos clientes”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.
Destaques e Liderança
Na América Latina, foram entregues 23.652 caminhões Volvo, com o Brasil representando 83% desse volume. Outros mercados de destaque foram o Peru, com 2.007 unidades, e o Chile, com 1.351 unidades.
O Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil em todas as classes, com 7.200 unidades emplacadas. Além disso, foi o caminhão Euro 6 mais popular do mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. O modelo FH 460 também se destacou, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. “Nenhuma outra marca emplacou tantos pesados Euro 6 quanto a Volvo”, assegura Cavalcanti.
Expansão da Linha VM
A linha VM continua a ganhar espaço em diversas áreas do transporte, com modelos Euro 6 semipesados e pesados conquistando 27% de market share nos segmentos em que atuam. Esses caminhões são utilizados para transportar uma variedade de cargas, desde hortifrutigranjeiros até insumos de construção e alimentos, em operações urbanas, regionais e de longa distância. A nova geração VM, equipada com motores de fabricação própria da Volvo, oferece potências maiores e até 10% mais economia de combustível. Em 2023, foram emplacados 6.896 caminhões VM, incluindo 3.724 unidades de versões Euro 6 do modelo.
Posição no Segmento Vocacional e Serviços
A Volvo manteve sua excelente posição no segmento vocacional, com veículos que atendem desde a construção leve até o transporte muito severo, como é o caso do FMX 540 cv para cargas de até 250 toneladas. A marca liderou em modelos para o setor sucroalcooleiro, com 34% de market share, e também em caminhões para a indústria florestal, com 36% de participação. “Nossa linha oferece tecnologia, robustez, durabilidade e alta eficiência para operações fora de estrada”, destaca Cavalcanti.
Além de oferecer os veículos mais avançados, a Volvo se destacou por garantir os serviços mais adequados do setor de transportes comerciais, experimentando um aumento de 21% no volume de negócios. Oitenta por cento dos caminhões comercializados estão cobertos com contrato de Plano de Serviços Volvo, evidenciando a confiança dos transportadores na marca para garantir a máxima disponibilidade de seus veículos. O Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca, viu um crescimento de 20% no número de contratos no último ano.
Seminovos e Exportações
O ano de 2023 também foi marcado por um grande sucesso nas vendas de caminhões seminovos da Volvo, com 1.799 unidades comercializadas. No total, mais de 20 mil veículos foram entregues pela marca em 25 anos de atuação nesse segmento, consolidando a Volvo como líder entre os fabricantes que atuam com seminovos.
Além da participação expressiva em veículos, 2023 foi um ano de excelentes exportações de componentes da unidade brasileira da Volvo para outras fábricas da marca ao redor do mundo. Foram enviadas 2.781 caixas de câmbio eletrônicas I-Shift para plantas da Volvo nos EUA, Austrália e África do Sul, além de 2.953 cabines de caminhão para a linha de montagem da marca na Bélgica e 8.595 blocos de motor para a matriz da Volvo, na Suécia. “Nossa fábrica de Curitiba (PR) possui o mesmo padrão de tecnologia e qualidade das demais do Grupo, o que nos permite atender qualquer mercado global. Temos muito orgulho em ver componentes fabricados no Brasil equipando caminhões Volvo em todo o mundo”, conclui Wilson Lirmann.
Fonte: volvo